sexta-feira, agosto 19

Marketing viral - Estratégia para ganhar dinheiro na internet - Por Renato Fridschtein


Uma das maiores dificuldades encontrada pelas pessoas que estão iniciando um negócio para ganhar dinheiro na internet é a geração de contatos, pois essa é uma estratégia que requer um pouco de conhecimento. Acredita-se que 90% das pessoas não sabem como gerar contatos qualificados para seu negócio, ou seja, conseguir atrair pessoas que verdadeiramente estejam interessados em seu serviço ou produto. Mas para facilitar sua entrada ao mundo do negócios na internet quero lhe mostrar uma maneira bem fácil e econômica que irá lhe ajudar a ter sucesso em sua carreira.
Estou falando do Marketing Viral, que é uma técnica excelente para ganhar dinheiro na internet, ela pode ser usada pelas pessoas que estão começando sua jornada, e que querem aprender como ganhar dinheiro trabalhando a partir de casa usando a internet, e também pode ser usada pelas pessoas que já estão estabelecidas. Mas apesar do que muitos dizem, você não pode constituir uma campanha para divulgar um produto ou serviço, ou para trazer tráfego para o seu blog utilizando esta técnica e “forçar” as pessoas a fazerem parte dela – você pode dispor dos meios, mas não pode obrigar ninguém a espalhar sua idéia.
É possível divulgar o seu blog e atrair visitantes sem spam e sem gastar com propaganda. Essa técnica será de grande utilidade principalmente para quem está começando, esta é um excelente maneira de conseguir a sua tão sonhada independência financeira. Veja como utilizar recursos simples, eficientes e muito válidos. Segue abaixo um artigo muito interessante escrito por Renato Fridschtein que é consultor de recursos de marketing, ele descreve todas as características do marketing viral e como usá-lo, leia e aproveite as técnicas ensinadas nele.
Por Renato Fridschtein
Se você ainda não sabe o que é marketing viral, não se preocupe. Não é nenhuma febre, apenas o nome que se dá a uma técnica que existe há muito tempo, bem antes da internet, só que com outro nome: marketing boca a boca.
Você sabe: ao tratar bem um cliente ele vai dizer a outras pessoas, atraindo novos negócios. Por outro lado, se o cliente é mal tratado ele não só deixa de comprar de você como vai falar mal de sua empresa e seus negócios vão diminuir.
No mundo dos tijolos é assim e como será na internet? A mesma coisa, mas com um potencial de multiplicação muito maior.
De forma simplificada, marketing viral é qualquer estratégia que encoraja indivíduos a passar adiante sua mensagem de marketing (seu argumento de venda) criando uma oportunidade de crescimento exponencial da exposição e influência desta mensagem. Como um vírus, esta estratégia usa o rápido crescimento para uma explosão de milhares ou milhões de leitores.
Hoje você verá sete técnicas de marketing viral que servirão para atrair mais visitas e, principalmente, promover o retorno de seus visitantes.
1. Assinatura de e–mail
A primeira técnica é muita conhecida. Assinaturas de e–mail são três ou quatro linhas que você coloca em todas as mensagens de e–mail. Assim, toda mensagem que você envia leva seu nome e endereço para os leitores.
Se a informação que você veicula interessar a outras pessoas além do leitor direto, incentive–o a encaminhá-la, multiplicando os leitores e espalhando sua assinatura (para ler mais sobre esta técnica e como configurar seu programa de e–mail para que seja automático).
E o exemplo clássico continua sendo o Hotmail, um dos primeiros serviços a oferecer e–mail gratuito via web:
1. O site dá e–mails gratuitos;
2. Uma única linha dizendo "Tenha seu e–mail grátis www.hotmail.com" é anexada ao final da mensagem;
3. O público usa o e–mail em sua rede de amigos e colegas espalhando a mensagem;
4. Os amigos e colegas recebem a mensagem e também assinam o serviço;
5. Os novos usuários usam o serviço, espalhando ainda mais a mensagem.
2. Grátis eu gosto
Dá pra encontrar de tudo gratuito na internet, não é? Por que será? Será por que as pessoas adoram coisas grátis? Com certeza.
A verdade é que nos adoramos não pagar por algum benefício. Aproveite esta faceta humana e ofereça algo gratuito em seu site, alguma coisa que sirva para espalhar seu endereço e trazer novos visitantes ao site, faça.
A idéia é dar para vender: uma amostra do produto, uma versão reduzida, trinta dias de experiência, um mini curso com informações de pré–venda, você escolhe.
O importante é que seja relacionado ao seu produto e que tenha valor real para o visitante, passando ou reforçando sua mensagem de venda e permitindo que retorne ao site para comprar ou pelo menos, para obter mais informações.
3. Webcards
Minha mãe adora mandar webcards. São aqueles cartões postais digitais que a gente recebe de vez em quando. Você lembra como funciona?
- O remetente visita o seu site e envia o cartão;
- O destinatário recebe apenas um e–mail dizendo que fulano@qualquercoisa.com acaba de mandar um webcard e ele deve visitar a página para ver o cartão;
- Então ele visita a página e responde ou manda para outra pessoa, aumentando a exposiçãoPercebe como o vírus se espalha?
4. E–zine
Um e-zine é um informativo na forma de e–mail que você recebe de tempos em tempos. O MEiO no Email ou a newsletter do [web insider] Se você ainda não tem, está na hora de pensar nisto.
A questão aqui é publicar artigos que realmente interessem seus visitantes e incentivá-los a encaminhar a mensagem para quantas pessoas quiser.
Eu gosto de dizer: "Se você gostou, envie para um amigo, se não gostou, envie para um inimigo". :–) Brincadeiras à parte, o que importa é ser criativo e ficar concentrado em seu nicho de mercado.
5. Mensagens instantâneas
Um dos maiores sucessos da internet é o ICQ, um programa que permite saber quando algum conhecido está conectado à internet e enviar mensagens para ele, que as recebe na mesma hora e responde.
Acontece que para usar o ICQ, ambos os lados têm que ter o programa em seu computador. Esta é a beleza do negócio: qualquer pessoa que goste do ICQ vai insistir com você para que também use. Daí você tem que ir ao site, baixar o programa e se cadastrar no serviço, que é gratuito.
A partir daí seu amigo vai estar perto de você em cada navegação. Ele e mais ou menos 80 milhões de pessoas no mundo todo.
6. Se você gostou deste site, recomende
Você já deve ter visto esta mensagem em alguma página. Um simples script que permite que o visitante que gostou do site envie facilmente uma mensagem para seus amigos.
Há vários sites que oferecem scripts gratuitos. Uma opção brasileira é o
Recomenda. É bem fácil de colocar em sua página. Outra opção é o Recommend–it, cuja vantagem é oferecer um prêmio para quem quer que faça uma recomendação.
7. Tenha um exército de vendedores
Imagine milhares de sites com banners apontando para seu endereço. Imagine pagar só quando uma venda acontecer!
Foi isto o que a Amazon.com fez para se tornar um dos fenômenos da rede mundial. Oferecendo comissão pelas vendas de livros, webmasters do mundo todo aderiram a seu programa e o tornaram a maior livraria do mundo, sem uma loja sequer.
Estas idéias são apenas o começo. O céu é o limite. Como eu disse, seja criativo e ofereça valor para seus visitantes. Pense em pelo menos outra forma de espalhar sua mensagem de forma exponencial (esqueça o spam) e ponha em prática, mesmo que pareça maluca. Sem testar, você nunca vai saber.


Ao nosso $uce$$o!!


Tenha uma semana espetacular!!

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